17.10.06

Um Ano Depois...



Seria mais um dia de Sol em Salvador da Bahia. Para uns seria um dia igual a tantos outros. Apenas mais um dia de Sol, mas para outros seria um dia terrivel. Talvez até o último dia.
Faz hoje precisamente um ano que a Gabriela estava na paragem do autocarro. Eram 7.30! A qualquer momento o seu transporte ia chegar tal como nos outros dias. Desta vez não chegou! O Senhor do Bonfim olhou para o lado por breves momentos deixando aquelas pessoas sem a sua protecção. Foi o tempo suficiente!
O carro fez a curva com excesso de velocidade, completamente desgovernado. Pela frente apareceu-lhe a paragem do autocarro...
Gabriela estava nessa paragem. Eram 7.30 em Salvador da Bahia.

No chão jaziam dois corpos sem vida.
Gabriela sangrava abundantemente. Estava viva felizmente, mas precisava de ajuda urgente. A sua perna direita quase foi arrancada. Estava apenas presa ao seu corpo por um bocado de carne.
A indicação dada ao hospital era que se preparassem para fazer uma amputação. Contudo, o médico de serviço, talvez respondendo a um apelo do Senhor do Bonfim, apostou em reconstruir a perna da Gabriela.
Foram horas de trabalho e saber técnico. Meticulosamente o médico colocou o osso no seu lugar; reconstruiu os vasos sanguíneos o melhor possivel e por fim cozeu os tecidos. Pontos fortes e largos. A perna necessitava de ser bem presa! Passado um ano, o calvário da Gabriela ainda não terminou.
Em Maio retirou o gesso e teve a primeira decepção. Contrariamente àquilo que ela pensava, não pode andar de imediato.
Hoje, a Gabriela caminha ainda com dificuldade apoiada numa canadiana. O osso foi colocado com um ligeiro desvio, que lhe deixou a perna torta e lhe provoca dores no tornozelo e um enorme inchaço na perna. Diariamente tem que fazer fisioterapia.
A Gabriela no meio de tudo isto teve muita sorte. Mesmo com todos estes problemas, tem a sua perna graças à dedicação de um Médico, que apostou em ajuda-la pelo caminho mais difícil: Salvar a perna!
Encontra-se viva!

No local ficaram dois mortos de imediato, para alem dos outros feridos ligeiros.
Conheci a Gabriela em meados de Dezembro de 2005. Tornámo-nos amigos. Nesse tempo, ela era uma menina de 24 anos, assustada com a vida, tentando entender o que lhe tinha acontecido.
A Gabriela fazia um esforço grande para se agarrar à vida. Tentava descobrir motivos, para todos os dias de manha se levantar e ter um sorriso nos lábios. Foi conseguindo!
Hoje, com o passar do tempo, ela vai descobrindo as limitações do seu corpo e descobrindo também, algumas mazelas novas, consequência ainda do fatídico acidente, mas vai descobrindo também uma outra Gabriela, capaz de lutar pela vida, com uma enorme coragem!
Ganhou ânimo e um sorriso mais largo...
No chão daquela paragem ficaram os seus sonhos de menina, os sonhos dos seus 24 anos!
Apenas se encontrava numa paragem, à espera de um autocarro para ir ganhar o pão de cada dia.
No chão daquela paragem, ficaram também outras vidas, ceifadas por um condutor alcoolizado, que conduzia uma viatura da empresa em que o seu pai trabalha, e que ele pegou abusivamente.
Não sei sequer se tinha licença de condução. Apenas sei, que matou duas pessoas; que quase arrancou a perna de outra, e fez ainda feridos ligeiros.
Para já encontra-se à solta!!!

No local do acidente, não lhe foi feito nenhum teste de despistagem de drogas ou alcool. Foi feito mais tarde em casa, depois de um belo sono!!!!
O assassino de duas pessoas e de lesões irreversíveis noutra, espera julgamento em Liberdade!
A Gabriela, passado um ano, ainda espera que lhe seja feita justiça. Eu como seu amigo também.
Espero que o energúmeno que a deixou neste estado, seja condenado por tudo aquilo que fez.

Que por muitos e bons anos fique dentro da cadeia que é onde deve estar, e já agora, que seja a namorada branca de um preto grandão - daqueles de quase dois metros...

Ps - Este Post e as fotos, foram publicados com autorização da Gabriela Ramos.

Aqueles que lhe quiserem dirigir uma palavra solidária, podem faze-lo em: http://gabiegabi.blogspot.com/

Lobo
17 Outubro 06

6 Comments:

At 9:00 da tarde, Blogger Lilith said...

Estamos deste lado do Atlântico, mas Gabi, sabes que podes contar sempre connosco!
Bjs enormes

 
At 3:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Diante de todas estas palavras, de todas as ações que tens tido em relação a mim, só resta-me dizer que bom que estás ao meu lado mesmo do outro lado do mar, que continuemos assim.

 
At 11:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Às vezes dás-nos a conhecer gente realmente interessante, o que me admira vindo de ti( rafeiro egoísta)....
E esta solidariedade..huummm....bem, não sei não!
Mas cá para nós que ninguém nos ouve, és um amor... e o teu percurso de vida também tem sido muito interessante.....
Gosto de ti.
Bjinhos, muitos

 
At 2:25 da manhã, Blogger Yashmeen said...

Acho que já encontrei a Gabi aí no blog da Lilith... força, Gabriela.
Tu és belo, João.

 
At 9:56 da manhã, Blogger Paula said...

Parabéns a esse médico que se dedicou e que dignificou uma classe muitas vezes pouco favorecida pelos seus representantes!
E acima de tudo, parabéns à Gabriela que lutou e luta para vencer as limitações que lhe foram causadas por um inconsciente! Imagino que não seja fácil! Beijo grande!

 
At 10:51 da manhã, Blogger Patrícia said...

Parabéns também ao joão pela sensibilidade que tem e pela capacidade que demonstra na coragem de se expor.
Beijos amigo!

 

Enviar um comentário

<< Home