14.7.06

As Animadoras



Ao fim de longos dias de aturada investigação, o Lobo está em condições de afirmar que, afinal, a prima da D'Assistência não é amiga de pobrezinhos. É bem pior. É Animadora Cultural!!!
Neste momento estão os leitores a interrogar-se, mas como pode ser pior?

Mas então existe alguma praga pior que as D'Assistência?
Existe sim senhor. As Animadoras!!!
É verdade. São uma espécie de assistentes que não tiraram o curso e que acham que são muito engraçadas!
Bom, mas vamos por partes. Se a vida não nos pregar nenhuma partida antecipada, lá vem o dia em que levamos com o azar maior: Somos velhinhos!
Faz parte das regras do jogo. É como se fizesse parte das regras do Monopoly da Vida. Qualquer coisa do tipo: Avance até ao lar de Terceira Idade e fique Velhinho.
Quando isto acontece é um enorme azar. Ficar velhinho é chato. Poucos gostam de ficar velhinhos. Enfim...
Mas o maior problema não é esse. O problema é quando aparecem aquelas "senhoras da animação"!!!
Tá um velhote, sossegado no Lar ou no Centro de dia, depois de um magnifico almoço de Farinha de Pau, a pensar que vai ver a Merche ou o Malato no canal 1, com aqueles temas engraçados para ferrar um soninho. Quando pensa que vai ter mais uma tardita na santa paz do senhor, aparecem as ditas Senhoras da Animação Cultural!!!
A sua entrada em cena faz-se com algo do género: Boa noite. Este é o Jornal Nacional, eu sou a Manuela Moura Guedes!!!!
No caso em apreço ele é mais: Oláaaaaaaa, boa tardeeee! Vamos fazer umas actividadesssss?
É neste momento que os velhinhos, num esforço supremo, reúnem as parcas forças e tentam fugir. "Deixem-se estar, deixem-se estar. Que queridos a querer colaborar. Nós vamos organizar tudo e depois chamamos. São uns amores, que queridos, que lindos...
As actividades propostas, são sempre muito variadas:
Dançar ao som do Rancho de Santa Marta do Tornozelo; Acompanhar uma música Pimba com palminhas; Fazer a dança das cadeiras. Pintar com os dedos quadros modernos, etc, etc, etc.
O Supra sumo das actividades é sempre guardado para o dia do Idoso. É o momento de glória das senhoras. É a cereja no cimo do bolo, da Animação Cultural! E
m estreita colaboração com as D'Assistência, as Senhoras da Animação conseguem que os velhinhos nesse dia, sejam figurantes numa transmissão em directo de uma cadeia de televisão!
É o máximo! Sentadinhos ao sol, os velhinhos ouvem a orquestra a tocar mesmo por detrás deles. Até podem desligar o aparelho que se consegue ouvir tudo!
É um dia diferente!

Não só ganham um boné, e um saquinho plástico com um sumo e uma sande de queijo, como andam de camioneta!!!
Isto tudo graças a quem? Às "Senhoras da Animação" pois claro!
Se pensam que isto é um mar de rosas, desenganem-se. Quantos não são os velhotes, resmungões por natureza que se recusam a colaborar? Quantos? Nem é bom pensar.
Alguns deles, instigados pelas famílias tentam fugir às actividades. Mesmo assim, as "Senhoras da Animação" não desistem. Imbuídas do seu espirito de missão, colocam os velhotes mais baldas, numa mesa a fazer desenhos, que depois até podem levar para casa para mostrar aos parentes!
Perante esta entrega e dedicação à Animação, alguns (poucos) recusam-se a ver a importância das Animadoras Culturais.

Nada as fará desistir, dessa suprema tarefa de "Animar". Nada, mas mesmo nada, as fará desistir de acordar os velhotes.
- Então Sr. António... Então hoje não vem cantar com a gente?
- Ora... não me diga que vai ficar aí toda a tarde?
- O que?
- Dói-lhe a cabeça?
- Ora deixe lá que isso daqui a bocado já passa.
- Venha para aqui cantar com a gente. Venha que se vai divertir!
Eu cá por mim, prefiro ficar no Jardim do Marquês a jogar às cartas e a ver a as vistas...
Às outras, prefiro vê-las de costas, que é outra animação.
Isto de ser velhote, tem muito que se lhe diga!


Lobo
14 Jul 06

13 Comments:

At 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como diria Jack O estipador "Vamos por Partes...
Eu como as Senhoras da Animação, cordo que envelhecer é bom, traz amadurecimento, para algumas pessoas entretanto, envelhecer traz apenas a passagem de tempo, mas são apenas algumas pessoas.

 
At 10:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não admira que o número de doentes com Alzheimer esteja a aumentar! Mesmo que tenham de as aturar, não se vão lembrar de nada.

 
At 11:11 da tarde, Blogger Yashmeen said...

lolololol E não há um velho que se passe e mate uma à bengalada?

 
At 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Podem ser do pior,até aí concordo, pois falam para os velhinhos de uma forma pouco digna, aliás o mesmo se passa quando alguns adultos falam para as crianças (que figura ridicula) não sou animadora nem pretendo defende-las, mas tenho um familiar próximo que se encontra num lar, (porque nenhuma das suas cinco filhas lhe deu apoio e carinho) e podem ter a certeza que os olhos dela brilham mais com a chegada da animadora, que com a chegada de qualquer uma das filhas.

 
At 8:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Animadoras Culturais e Velhinhos....
Que investigação pobre!!! Tantos dias passados a pesquisar e só isto??? Só de um ciniasta!

É triste os ANIMADORES perceberem tal ignorância. Mas, para informar, existe muito mais que animadores que se preocupam com velhinhos... Também temos as crianças, os adolescentes, os deficientes e até mesmo os adultos. Uma opinião sincera... INVESTIGAÇÃO SÉRIA!!!

A Animadora

 
At 9:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

tssssststsssssss = riso pois está super divertido - embora seja qual belo horrível
(nota : 1 detalhe a acrescentar "devia haver "o dia do velhinhos unidos" e aí todos juntos e... ZÁSS subscrevo a yashmeen :)

beijo

id

 
At 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

tssssststsssssss = riso pois está super divertido - embora seja qual belo horrível
(nota : 1 detalhe a acrescentar "devia haver "o dia do velhinhos unidos" e aí todos juntos e... ZÁSS subscrevo a yashmeen :)

beijo

id

 
At 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Está de mais.... porque são mesmo do pior e pior ainda, é que têm a mania que são boas.
Ainda por cima falam em investigação, será que sabem o que é isso????? Cá para mim passam é ali na loja e compram umas cartitas, uns dóminós, mais umas musiquitas e vão é chatear o pessoal que está tão descansadinho!
Temos que ter cuidado...já não lhes chegam só os lares....(têm mesmo a mania que são boas), já falam nas crinças, nos jovens e por aí fora...que futuro!!
Se vir uma por ai, dou-lhe mesmo uma paulada!

 
At 10:28 da manhã, Blogger Patrícia said...

Jo! Por onde andas?

 
At 1:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nem sempre enaltecendo, nem sempre desdenhando!
Como em tudo, há bons, mediocres e maus! É claro que falo de profissionais! Que todos sejamos dignos de honrar a profissão que abraçamos, dando com amor, correcção, dignidade e empenho o melhor que há em nós!
Fazê-lo por menos não vale a pena!
E sem peneiras, não pensem que há melhores ou piores profissões. O que as distingue e dignifica é o seu desempenho, até a das animadoras culturais. É nisto que reside a diferença entre os bons e os maus ... claro que falo dos profissionais..... Os amadores, são voluntários, e até a esses se aplica o atrás descrito...depende do que em consciencia cada um tem dentro de si e sabe dar. É certo também, que muitas vezes queremos fazer o melhor, mas não somos possuidores desse dom ou dádiva, que só alguns tem a ventura de ter. Por isso viva todo o trabalho realizado com AMOR ! Até o das animadoras culturais...Que da apetência dos velhinhos... cada um sabe de si....inclusivé o gostar de ser velhinho... E não pensem que sou animador(a) cultural, mas se fosse.......

 
At 11:43 da tarde, Blogger Dora said...

Que giro, eu já cá tinha estado hoje!

 
At 3:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como animadora social nao posso concordar com o artigo... (apesar de ate achar uma certa graça)sim, pq nós, as animadoras tmb temos sentido de humor! mas deveriam reflectir de uma forma um pouco mais seria, pois é uma profissao bem mais util, do que possa parecer, e os velhinhos assim como as crianças agradecem a nossa existencia!

 
At 11:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o maior disparate q ja li...

 

Enviar um comentário

<< Home